15 agosto 2009

Soldadinho de Chumbo


Para quem não conhece o conto:

Conta a história de um boneco (Soldadinho de Chumbo) que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca. Foi o primeiro conto escrito totalmente por Hans Chistian Andersen e é dos poucos (senão o único) que não tem um final feliz.

"De um pedaço de cano velho de chumbo, surgiram 25 Soldadinhos de Chumbo, com espingardas ao ombro e uniformes em vermelho e azul.
Ao serem tirados da caixa
pelo aniversariante, foram colocados numa mesa alinhados. Seriam idênticos não fosse por um deles que só ter uma perna (a quantidade de chumbo era pouca e não deu para a outra), mas, isso não impedia que ele ficasse em pé como os outros. A sala estava cheia de brinquedos mas, o que mais chamava a atenção do Soldadinho era uma bailarina à porta de um castelo de papel. Vestida com tecido vaporoso, com um xale seguro por uma lantejoula, tinha braços e uma das pernas levantados; o Soldadinho mal conseguia ver, de tão levantada a perna estava.
Pensou que ela também , como ele, teria só uma perna.
O Soldadinho apaixonou-se embora achasse que não a merecia por ele viver numa caixa de sapatos e ela num castelo.

De noite, numa festa entre os brinquedos; só a Bailarina e o Soldadinho não se mexiam: ele, observou-a a noite toda naquela pose na pontinha do pé.
À meia-noite, quando o relógio bateu....dom....dom..........,de dentro de uma
caixa, saltou um duende que logo disse ao Soldadinho para tirar os olhos de cima da Bailarina. Como ele não ligou,o duende malvado o ameaçou:
-" Espera até amanhã, vais ter uma suspresa!"-
Pela manhã, a ameaça concretizou-se, e o Soldadinho foi atirado pelo vento janela fora.
Como chovia, foi levado pela água e viajou por muitos lugares, pelas mãos de várias crianças e até por um peixe foi engolido, mas, tantas voltas deu que voltou ao ponto de partida.
Reconheceu as crianças que brincavam, os brinquedos seus amigos, e principalmente, a Bailarina. Ele quase chorou lágrimas de chumbo. Eles apenas se entre olharam.
Não sabemos se o duende foi o causador, mas, uma das crianças, sem razão aparente, atirou o Soldadinho para a lareira acessa.
Ele sentiu um calor horrível.
Por uma ultima vez olhou para a sua Bailarina enquanto, lentamente, ia perdendo as cores e derretendo.
Uma rajada forte de vento atirou a Bailarina na lareira e uma chama consumiu-a rapidamente.
Deles só sobrou uma bolinha de chumbo em forma de coração e uma lantejoula queimada, preta como carvão."

Sem comentários:

Enviar um comentário