17 novembro 2009

Não estou a entender... expliquem-me como se eu fosse loira!


Vou começar por apresentar o tão carismático H1N1


Vulgo "Gripe Suína" ou Gripe A.
Dizem á boca cheia que este vírus se mutuo e já constipou uns quantos humanos.

(Nojento... partilhar a minha constipação com um porco.)

Quando procurei o numero de vitimas no mundo desta possível/provável pandemia, a coisa mostrou-se complicada, depois de muita busca lá achei um artigo que dizia que a 13 de Novembro deste ano as vitimas atingiram as 6540.

Bem...
... fui fazer contas....

Se em 11 meses mata 6540, logo mata 594 pessoas por mês , que ao final de 12 meses são 7134 fatalidades.

Muita gente sem duvida.

Agora apresento a gripe sazonal:


A aquela gripe sem piada nenhuma, que nos mete o nariz a pingar, nos faz gastar rios de dinheiro em lenços de papel e se trata com ben-u-ron e Cêgripe mata entre 250 e 500 Mil por ano em todo mundo.
A fonte é a WHO - World Health Organization.


Não estou a entender... expliquem-me como se eu fosse loira!
Uma que mata 7000 pessoas é pandemia, a outra mata 250 a 500 mil é normal?
Ora que coisa.. já não entendo nada.
Pensei que quanto maior é a incidencia maior a facilidade de propagação. Quantos mais mortos, maior a tragédia.

Veremos exemplos de pandemias na história:

PESTE NEGRA (Séc. XIV)
Entre 25 a 75 Milhões de Pessoas.
1 Século = 100 anos
75 Milhões de Pessoas = 75 mil por ano

GRIPE ESPANHOLA 1918
40 Milhões de pessoas

GRIPE ASIÁTICA 1957 - 1958
Matou 86 000, média de 43 000 por ano.

GRIPE DE HONG KONG 1968 -1969
1 Milhão



QUALQUER SEMELHANÇA COM UMA PANDEMIA É REALMENTE PURA COINCIDÊNCIA!


Dєiα ツ

1 comentário:

  1. Beja, 06 Out (Lusa) --
    O bastonário da Ordem dos Médicos criticou hoje o "excesso de alarme e zelo" na resposta à gripe A H1N1, considerando tratar-se de uma "doença banal e pouco letal".
    ...
    Mas... movimenta milhões!!!! (digo eu...)

    ResponderEliminar